Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Solenidade marca premiação do 4º Concurso Qualidade de Cafés de Barra do Choça

A cidade de Barra do Choça, mais uma vez, sediou o Concurso Qualidade de Cafés, que esse ano chegou a sua 4ª edição. O evento tem o objetivo de motivar e potencializar a produção de cafés de qualidade no município, premiando os melhores cafés de acordo com suas características físicas e sensoriais.

No período de 06 a 13 de setembro foram realizadas as coletas de amostras. Na noite da última quinta-feira (26), na Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), acontece a solenidade de premiação. O evento contou com a presença de produtores, agricultores, lideranças ligadas a Secretaria Estadual de Agricultura, além do Prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, vereadores, lideranças comunitárias e população em geral. Durante a solenidade, foram premiados os 19 melhores colocados, após todo o júri realizar a degustação dos cafés.

O grande vencedor foi José de Oliveira Leite, da Fazenda Sítio Novo. O ganhador foi representado pelo seu neto, o estudante José Andrey, de apenas 17 anos. “A gente sempre fala para meu avô tentar novas técnicas de produção do café, mas ele nunca tenta. Agora ele mostrou que tem razão, com esforço de toda a família e da equipe da Fazenda conseguimos esse prêmio. Estou muito feliz”, disse o jovem.

O Prefeito Oberdan Rocha destacou a importância do café para o desenvolvimento de Barra do Choça e parabenizou toda a equipe da organização do Encontro que, mesmo em tempos de dificuldades, não mediram esforços para realizar o evento.

“Realmente superou as expectativas. Os cafeicultores participaram em peso e hoje estão aqui, prestigiando esse evento que a nossa administração sempre teve um olhar diferenciado, por acreditar nessa ideia e valorizar ainda mais os produtores”. O secretário municipal de agricultura de Barra do Choça, Eric Fabiano, fez um saldo positivo do 4º Concurso Qualidade de Cafés e lembra que os primeiros colocados da disputa são vinculados a agricultura familiar.

20130926_204746

“Isso nos deixa ainda mais fez, pois mostra que é fundamental essa união em prol de um café de qualidade. E isso nosso município tem, e muito. Esse encontro busca valorizar ainda mais a produção do café em Barra do Choça”. Também prestigiaram o encontro representantes de associações e membros da comissão organizadora que realizou o julgamento para a escolha dos melhores cafés. FONTE: Ascom/Prefeitura Municipal


Curta e Compartilhe.


Leia Também