Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Em festa dos 16 anos, MST homenageia assentados que morreram na luta pela terra

1fam.mst3Uma grande festa foi realizada pelo MST, e especificamente pelos assentados da Comunidade do Cangussu, para comemorar ” Os 16 anos de existência do assentamento Cangussu em Barra do Choça”, as atividades tiveram início no sábado  31/08 e 01 de setembro.

1mst16E para comemorar com graça esta data, educadores e educadoras e comunidade , apresentaram a mística “Guerreiros da Terra – Homenagem aos assentados que morreram na Luta pela terra…”, uma belíssima, exibição levando emoção e poesia aos presentes. Dentre os homenageados estavam, dona Adélia, Doca, seu Artur Amorim, dona Lúcia, Iraci, Agnaldo, dona Luzia, dentre outros.

Seu Arthur Amori,
Seu Artur, dona Adélia, Doca, dona Lúcia, Iraci, Agnaldo, dona Luzia dentre outros, foram homenageados em festa dos 16 anos do Assentamento Cangussu.

Segundo o professor Jeovane, um dos organizadores do evento, a mística apresentada, foi uma forma de lembrar daqueles e daquelas que dedicaram a sua vida e, por vezes, a perderam, para garantir aos seus entes queridos, uma terra que pudesse garantir a sua sobrevivência. Para ele,  o objetivo foi alcançado mas à custa de muito sofrimento, e que a bênção de todos aqueles e aquelas que se foram esteja sempre conosco e não nos faça esquecer nunca o quanto é importante a união e a luta na realização dos nossos sonhos, concluiu.

111mst3Diversas autoridades estiveram prestigiando o evento, dentre eles: O Deputado Federal do PT,Walmir Assunção; o vice-presidente do PT baiano, Ueldes Valeriano, o prefeito Oberdan Rocha, os vereadores de Barra do Choça e Vitória da Conquista, respectivamente, Paulo Bateria e Julio Honorato, coordenadores do MST, Willian e Walter, além de outras autoridades. Nos discursos, ao todo instante eram mencionados os nomes dos homenageados, demonstrando o reconhecimento e a admiração ao legado de cada um deles.

Mendonça
Mendonça, filho de seu Artur recebe homenagem das mão da Coordenadora Daiane 

A Coordenadora do assentamento, professora Daiane, ao final entregou a cada família homenageada, um lembrança, em forma do reconhecimento àqueles que partiram.

FOTOS: Delcy Alves e Jorge Amorim.


Curta e Compartilhe.


Leia Também