Blog do Jorge Amorim

BRASIL: Dilma pede Congresso aprovação para que recursos do petróleo se destinem à educação

Em pronunciamento na noite desta quarta-feira (1°), em saudação ao Dia do Trabalhador, em cadeia nacional de rádio e TV, a presidenta Dilma Rousseff defendeu, como já havia feito no início da semana, que os royalties, participações especiais do petróleo e recursos do pré-sal sejam usados exclusivamente na educação, e que por conta disso enviou ao Congresso Nacional uma nova proposta. “Um governo só pode cumprir bem o seu papel se tiver vontade política e se contar com verba suficiente. Por isso, é importante que o Congresso Nacional aprove nossa proposta de destinar os recursos do petróleo para a educação. Peço a vocês que incentivem o seu deputado e o seu senador para que eles apoiem esta iniciativa”, disse. Fonte: Blog do Fabio Sena

Sobre o 1º de Maio Dilma disse estar alegre com recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores. Ela lembrou que o Brasil gerou, nos últimos dez anos, mais de 19 milhões empregos com carteira assinada e que o salário-mínimo cresceu mais de 70% em termos reais. A presidenta também disse que a renda do trabalho foi um dos principais fatores para diminuir a desigualdade.

“Mesmo com a importância dos programas sociais, foi a renda do trabalho que mais contribuiu na diminuição da desigualdade. Com os programas de transferência de renda, já tiramos 36 milhões de brasileiros da miséria. Mas são o emprego e o salário que estão impedindo que essas pessoas voltem para a pobreza, e também aceleram a ascensão social de milhões de outros brasileiros. Foi assim que 40 milhões de brasileiros foram para a classe média. Isso se deu por causa da valorização do salário-mínimo, do recorde na geração de emprego com carteira assinada e do ganho real em todas as faixas salariais”, afirmou.


Curta e Compartilhe.


Leia Também