Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Portadoras de deficiência auditiva participam de Conferência

DSC_0421

Inclusão Social e Direito a Cidadania, estes são desejos de um grupo de pessoas SURDAS, que participam da I CONFERÊNCIA Municipal de Educação – Barra do Choça. A Conferência ocorre entre os dias 28 e 29 de maio, na Escola Municipal Maria da Glória.

Um grupo de seis pessoas portadoras de deficiência auditiva ”surdas” participam da Conferência com o auxílio de duas interpretes de Libras. Ivanildes Salomão e Eliane Barreto, elas traduzem as informações apresentadas através dos sinais. Segundo Eliane Barreto, esta é a primeira  vez que este grupo participa de um evento desta natureza.  De acordo Ivanildes, (24), participar da Conferência é uma oportunidade extremamente importante, pois é uma forma de incluí-la na sociedade, por ser a I Conferência do município.

DSC_0374

Com mais de 10 anos de experiências atuando nas Unidades Escolares, da Sede, do Distrito, no Povoado e nas Escolas do Campo, as intérpretes vem desenvolvendo um trabalho de grande relevância para estas pessoas.

*Intérprete de Libra, é o profissional habilitado legalmente para mediar as interações discursivas entre surdos e ouvintes. É por meio de sua atuação que a comunidade surda ganha voz sonora perante a sociedade ouvinte que desconhece a língua de sinais.

CAM03349Blog do Jorge Amorim, conversou com um dos integrantes deste grupo, Jadiel Araujo, de 33 anos,  casado e pai de quatro filhas. Ele é empacotador em um supermercado em Vitória da Conquista, para ele é importante está participando do evento, pois segundo ele, sente-se mais cidadão, mais valorizado e mais incluso na sociedade, concluiu.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também