Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Após reunião com o Governo, Município e Embasa próximo de um entendimento

Reunião reune Estado, Embasa, Administração, Câmara e Sociedade civil de Barra do Choça
Reunião reúne Estado, Embasa, Administração, Câmara e Sociedade Civil de Barra do Choça

Conforme anunciado anteriormente neste Blog, aconteceu na terça-feira, 21 de maio, às 9:00 horas, na Sala do Júri, em Barra do Choça, a reunião envolvendo Administração de Barra do Choça, Governo do Estado e Embasa. O objetivo da reunião foi discutir a situação do município no que diz respeito da Concessão da Água para uso da EMBASA, apresentação do Projeto da Barragem do Rio Catolé, e escuta de demandas do município, como por exemplo: o plano municipal de saneamento básico; ampliação do esgoto sanitário o Projeto de recuperação das nascentes e do abastecimento d’água nas comunidades rurais.

Coordenador Executivo da Casa Civil, Drº Luiz Henrique, garantiu a presença do Estado na discussão
Coordenador Executivo da Casa Civil, Drº Luiz Henrique, garantiu a presença do Estado na discussão

Tínhamos anunciado anteriormente a vinda do então Secretário da Casa Civil RUI COSTA a Barra do Choça, no entanto, não foi possível. Veja a Justificativa do seu Gabinete. “Em virtude da assinatura do termo de compromisso firmado, na manhã desta terça-feira (21), entre a União, por meio do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Estado da Bahia, que oficializa a disponibilização de 20 mil toneladas de milho para o estado, a agenda do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, foi alterada”.

Jorge Amorim coordena os trabalhos da manhã
Jorge Amorim coordena os trabalhos da manhã

Em sua substituição compareceu, o Coordenador Executivo da Casa Civil, Drº Luiz Henrique; acompanhado pelo Diretor técnico e de Sustentabilidade, César Silva Ramos e pelo Presidente da CERB – Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia, Drº Bento Ribeiro. Participaram também, o prefeito Oberdan Rocha, os vereadores, a Promotora de Justiça, o ex-vereador Jorge Amorim, Representantes das Igreja Católica e Evangélica, associações, CDL, dentre outras entidades sociais do município. O Professor do IFBA, Jacson Tavares, apresentou um breve estudo acerca das riquezas naturais do município, bem como as algumas exigências para a firmação do acordo com o Governo do estado no que diz respeito a Concessão da água, concluiu. 

Prefeito cobra maior atenção por parte do Estado e da Embasa
Prefeito cobra maior atenção por parte do Estado e da Embasa

O Prefeito Oberdan Rocha, foi enfático ao dirigir-se aos presentes e mais uma vez endureceu o discurso em defesa do município. Segundo o prefeito, a Diretoria Regional da EMBASA não tem dado a atenção ao município, solicitou da Casa Civil, através de Drº Luis Henrique intervir na discussão com a EMBASA, pois segundo ele, a discussão com a entidade, não tem sido das melhores. Em seguida, o prefeito apresentou as demandas do município, como: a Ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário de Barra do Choça e do Distrito de Barra Nova; Implementação de ações efetivas de controle, preservação e recuperação de nas nascentes nos rios que abastecem as Barragens; Adoção de medidas que visem a melhoria da qualidade da água; Discussão da Minuta de Contrato da Concessão da água, Suporte financeiro na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e abastecimento d`água nas comunidades rurais, como Boa Vista, Mocambo, Rua da Banda, dentre outros.

DSC_0060O Estado através de Drº Luis Henrique, Coordenador Executivo da Casa Civil, legitimou as solicitações do Gestor, vereadores e entidades que fizeram uso das falas, disse que é necessário o envolvimento de todos na resolução dos problemas. Comprometeu-se em fazer os encaminhamentos, estipulando prazos para a resolução de algumas das demandas. Dentre em breve, estaremos apresentando aos nossos seguidores, o termo de compromisso fechado nesta reunião com os acordos firmados.

DSC_0084A Embasa por sua vez, foi representada pelo Diretor técnico de Sustentabilidade, César Silva Ramos, Muito objetivo e de grande conhecimento, o senhor Cesar apresentou o projeto da nova barragem a ser construída em Barra do Choça. Após uma grande discussão, Cesar Ramos em nome da EMBASA, assumiu os seguintes compromissos, Veja:

* Fornecimento da água oriunda das Barragens de Água Fria I e II para Barra do Choça, após a conclusão da obra emergencial do Sistema de V. da Conquista, Belo Campo e Barra do Choça; *Elaboração de projeto do sistema de esgotamento sanitário de Barra Nova e Barra do Choça; *Apoiar a Prefeitura Municipal de Barra do Choça na elaboração do plano municipal de saneamento básico; *Elaboração de projetos de recomposição das matas ciliares do Rio Catolé e Água Fria e de proteção das nascentes; *Melhoria da interlocução local da Embasa junto aos munícipes; *Garantia e melhoria dos serviços de recomposição de pavimentação realizados pela Embasa.

Ficou agendado para o mês de outubro, uma nova reunião, desta vez para avaliar o cumprimento dos compromissos assumidos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também