Blog do Jorge Amorim

VITÓRIA DA CONQUISTA: Cantora barrachocense Mariana Macedo se apresenta, em abril, no Teatro Carlos Jeová

dff
Mariana Macedo se apresenta no Teatro Carlos Jeová participando no Projeto Abril Para a Música
A Cantora barrachocense Mariana Macedo se apresenta, no próximo dia 19 de abril, em Vitória da Conquista, no Teatro Carlos Jeová. O evento,“Abril para a Música” é organizado pelo VI Semestre de Administração do Juvêncio Terra. Além de Mariana, participarão João Luiz e convidados.
Esta será sem sombra de dúvida, uma bela oportunidade para você prestigiar o maior talento da MPB na atualidade, na Região Sudoeste e do Estado da Bahia. Mariana Macedo, por onde passa nos Festivais de Músicas por este País a fora, traz consigo troféus, premiações e o reconhecimento ao seu talento inconfundível. Conheça um pouco mais desta Artista. 
Mariana Macedo

Iniciamos hoje uma nova série no Site Oficial da Prefeitura de Barra do Choça. “Perfil” é o espaço para divulgar os talentos artísticos e personalidades do nosso município. Começamos com o talento da cantora Mariana Macedo.

Iniciamos hoje uma nova série no Site Oficial da Prefeitura de Barra do Choça. “Perfil” é o espaço para divulgar os talentos artísticos e personalidades do nosso município. Começamos com o talento da cantora Mariana Macedo.

Ela foi premiada em todos os festivais que participou. É mesmo muito talentosa essa cantora, compositora e psicóloga de Barra do Choça!  A sua mais recente premiação, foi o primeiro lugar no Festival de Música da Bahia, realizado em Vitória da Conquista, em 2011. Muitas outras ainda podem vir, já que Mariana Macedo pretende participar mais vezes dessas competições musicais.

A jovem de apenas 25 anos, casada e mãe de um filho, tem uma longa carreira pela frente. Tanto na área da psicologia, quanto na musical. Afinal, ela tem a pretensão de, ainda em 2012, lançar um CD; e, futuramente, trabalhar em um projeto que nasceu na faculdade, o “A vida em pauta”, que visa promover as pontencialidades criativas de jovens e crianças por meio da música. Um de seus desejos é justamente este: trabalhar com a arte terapia. “É uma maneira de unir duas coisas que eu gosto muito, o meu trabalho como psicóloga e a música.”, afirmou a cantora.

Mariana Macedo, tem esta perspectiva de vida porque acredita que o artista, hoje, tem uma função cultural e social. “A arte, a música, é um meio educativo e muito poderoso, porque estimula as potencialidades dos indivíduos, a criatividade; torna a vida mais alegre, torna a vida mais bonita. Ela faz você por para fora suas dores, seus afetos, aquilo que te alegra e aquilo que te entristece. Não é a toa que a música movimente tanto dinheiro, e a arte movimente tanta gente”, argumentou.

Ela começou a cantar no grupo de canto da Igreja Católica, aos 10 anos de idade. E desde criança já demonstrava interesse pelas artes. “Nas apresentações da escola eu sempre gostava de preparar um número teatral ou musical”, disse. Somente quando Mariana Macêdo tinha 16 anos, passou a cantar outros estilos de músicas que não fossem de cunho religioso. Foi quando a moça participou de seu primeiro festival, promovido em Barra do Choça.

E quais são as influências musicais de Mariana Macedo? “Eu ouço de tudo”, ela afirmou. Dentre os artistas citados pela cantora estão Elomar Figueira, Loreena Mckennitt, Mawaca; os estilos de música: cânone, toada, latina americana e o fado português. Como Macedo disse, ela escuta música de todos os lugares do mundo.  “Tenho uma influência diversa mesmo, da música regional também, ela me inspira muito. Porque fala da nossa terra, do povo que vive nela, sobre nossas manifestações culturais”, concluiu.

A também psicóloga, que trabalha no Centro de Referência a Assistência Social (CRAS) Centro de Barra do Choça, informou que tem “uma faca de dois gumes”, o seu perfeccionismo. Segundo Macedo, ele não deixa a pessoa fazer qualquer coisa. No entanto, acaba impedindo, muitas vezes, ela seguir em frente, porque está sempre buscando um defeito. “Sou muito perfeccionista, muito exigente com as coisas que eu faço. Acabo me prejudicando por exigir demais”, declarou.

Quando ela foi questionada se a música hoje está banalizada, a cantora foi enfática. “A música de uma determinada época traduz exatamente aquela sociedade, o que ela é. A sociedade tem a música que ela merece. Porque nós temos relações plastificadas. Nós descartamos uns aos outros com uma facilidade triste, absurda”.

Mas, Mariana Macedo tem o sonho de levar música de boa qualidade para todos. “Meu principal sonho como artista é que as expressões artísticas tenham a oportunidade de emergir. Já o meu sonho como cantora é continuar cantando, não ter um problema com a minha voz. Meu maior sonho é não parar de cantar e agradar sempre as pessoas”, concluiu.

Para ouvir um pouco do grande talento de Mariana Macedo, clique aqui ou clique no player na coluna direita do site e acesse a “Rádio Prefeitura”, com as músicas gravadas no show realizado pela cantora no Projeto Natal da Cidade de Vitória da Conquista, em dezembro de 2011.

*Autoria: Jamille Ribeiro (texto)/Rosenilt

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também