Blog do Jorge Amorim

MUNDO: FBI considera terroristas os ataques em Boston

4 bostonO FBI já considera os ataques ocorridos nesta segunda-feira (15) em Boston (EUA) como terroristas, de acordo com a imprensa americana. A chegada da maratona de Boston hoje teve duas explosões que aterrorizaram participantes e espectadores. Ainda não há informações sobre as causas do incidente, nem confirmação oficial do número de mortos e feridos. Segundo informações divulgadas pela Polícia de Boston, pelo menos três pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após as explosões.

A Casa Branca também trata os ataques como um “ato de terrorismo”, segundo informou uma fonte à agência de notícias Reuters. Apesar de ainda não haver certeza sobre a autoria do atentado à maratona de Boston, esta fonte considera que “qualquer incidente com múltiplos artefatos explosivos –como parece ser o caso– é claramente um ato terrorista, e será tratado como tal”, afirmou à agência. “No entanto, nós não sabemos ainda quem executou este ataque, e a investigação ainda deverá determinar se foi planejado por um grupo terrorista, estrangeiro ou doméstico”, acrescentou a fonte da Reuters. Fonte: UOL

Uma criança de oito anos é uma das duas pessoas mortas pelas explosões, segundo informou a rede de TV americana “CNN”. A rede de TV também cita que haveria pelo menos 110 pessoas feridas, incluindo oito crianças. A polícia de Boston recomendou que os moradores da cidade não saiam de casa por enquanto. A recomendação veio após a confirmação da ocorrência de uma terceira explosão, após as duas primeiras.

Ampliar
Ataques em Boston38 fotos 27 / 38
15.abr.2013 – Pessoas correm desesperadas pelas ruas de Boston próximas ao local onde houve duas explosões durante a Maratona Darren McCollester/Getty Images/AFP
A terceira explosão foi na Biblioteca JFK. O local, que fica a cerca de 4,8 quilômetros da linha de chegada da maratona, abriga o memorial e um museu em homenagem ao ex-presidente norte-americano John F. Kennedy.

TESTEMUNHAS

“Achei que fosse um transformador explodindo”, diz brasileira que presenciou explosões
Maratonista brasileira diz que cansaço a salvou de explosões em Boston
“Havia muitos amputados, sem ao menos uma perna”, diz testemunha de explosão
Brasileira é pisoteada após explosões, mas passa bem, conta treinador
“Não sabíamos para onde era seguro ir”, diz brasileira em Boston
Aproximadamente três horas depois que os vencedores finalizaram a maratona, a primeira explosão aconteceu próxima a um hotel na Boylston Street, logo antes da linha de chegada. Antes da tragédia, a prova masculina foi vencida pelo etíope Lelisa Desisa, e a queniana Rita Jeptoo ficou com a vitória no feminino. Mais de 100 pessoas ficaram feridas, segundo o jornal “Boston Globe”.

A segunda explosão aconteceu segundos depois da primeira, no mesmo local. Outros dois artefatos explosivos não detonados foram encontrados e desarmados nas proximidades do local das primeiras explosões, segundo oficiais do serviço de inteligência da polícia. Espectadores foram socorridos pelo serviço médico disponível no local para atender aos corredores exaustos.

O comissário da polícia de Boston Ed Davis disse que “artefatos poderosos” causaram as duas explosões e afirmou que a polícia não tinha nenhum suspeito sob custódia. “Estamos interrogando muitas pessoas, mas não há suspeito sob custódia”, declarou Davis. Ele disse ainda que o incêndio na biblioteca, que descreveu como tendo sido causado por um “artefato incendiário”, pode não ter ligação com o incidente na maratona.


Curta e Compartilhe.


Leia Também