Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Município terá Centro de Tecnologia do Café.

Será realizado em Conquista um dos mais importantes eventos de  café do mundo
Será realizado em Conquista um dos mais importantes eventos de
café do mundo

(Barra do Choça e Vitória da Conquista – BA) –Quarto colocado no ranking nacional de produção de café, a Bahia terá, no município de Barra do Choça, a cerca de 29 quilômetros de Vitória da Conquista, no sudoeste do Estado, um Centro de Tecnologia do Café, que será implantado no campo experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Também na região, mais especificamente em Conquista, será realizado o 8º Seminário Brasileiro de Pesquisas do Café, realizado pela Embrapa Café.

As novidades, recebidas com satisfação pelo secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, foram anunciadas pelo chefe geral da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo, que esteve em Conquista, acompanhado pelo diretor de Transferência de Tecnologia da instituição, Lucas Tadeu Ferreira.

 Há cerca de um ano, numa reunião na Embrapa café, em Brasília, apresentamos este projeto reivindicando a implantação do centro e pleiteamos a vinda do seminário para a Bahia e especificamente para Conquista”, disse Salles, explicando que a decisão, após diversos estudos e visitas técnicas, “faz justiça à Bahia e em especial à região de Vitória da Conquista, responsável por mais de um terço da produção estadual de café. ASCOM/ SEAGRI

No final da semana passada, Gabriel Bartholo e Lucas Tadeu estiveram em Conquista, no campo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), para reunirem-se com o secretário Eduardo Salles, com o reitor Paulo Roberto Pinto Santos e com a professora de Agronomia Sandra Elizabete de Souza e discutir a programação do 8º Seminário Brasileiro de Pesquisa do Café, que será realizado na Uesb, nos dias 16 a 19 de setembro deste ano. “É um dos eventos de café mais importante do mundo”, explicou Salles, informando que o evento vai reunir mais de mil pessoas, entre técnicos, produtores, pesquisadores e estudantes, para discutir o desenvolvimento da cafeicultura na Bahia e no Brasil. A Bahia será o palco para a apresentação das últimas tecnologias desenvolvidas para a cafeicultura no Brasil e no mundo”, disse o secretário. Eduardo agradeceu também o empenho da professora Sandra Elizabete para a concretização da vinda deste importante seminário para a Bahia.

Fonte: Ascom – Seagri


Ascom Seagri – 15 de abril de 2013
Josalto A


Curta e Compartilhe.


Leia Também