Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: MST faz grande ocupação e continua mobilizando a cidade de Barra do Choça

5MST-1 O MST – Movimento Sem Terra ocupou no ultimo dia 6 de abril com 300 famílias, a fazenda ligada a EBDA no município de Barra do choça.A ocupação faz parte da jornada do ABRIL VERMELHO onde no ano de 2013 pauta-se a reforma agrária e a falta de justiça ocorridos no campo,como os presenciados em Eldorado dos Carajás com o assassinato de 19 Sem Terras,o massacre de Felisburgo e o mais recente caso de assinado de nosso companheiro e militante Fabio dos Santos Silva o qual dá nome a este acampamento.

As famílias estão vindas de todos os lugares para se acampar na esperança e desejo de ter um pedaço de terra para trabalhar e criar seus filhos, afirma um acampado local que já esta no  acampamento desde o dia 7 de abril e diz que este era um sonho que ele tinha de muito tempo de conseguir  um pedaço de terra.

5MST-2Em assembleia realizada no ultimo dia 27 de abril ficou encaminhado que haverá um processo de vistoria pelo INCRA – órgão que regulamenta as terras do pais e que as famílias serão cadastradas tanto para o processo de conquista da terra,como para a distribuição de cestas básicas dentre outros.

O município de Barra do Choça é um território com economia baseada na cafeicultura e na produção familiar, onde predomina, em grande parte, a pequena produção de subsistência. No entanto, na última década, ocorreu um processo de êxodo rural acelerado, impulsionado pelas mudanças sociais, dificuldades de se viver no campo e pela falta de investimentos na agricultura familiar, que é o motor que move a cidade e todo o município.

Um outro aspecto desta crise é a concentração das terras nas mãos de poucos, fazendo com que fique muita gente sem terra e poucos detendo a maioria das terras do município.

Desta forma, a existência de três assentamentos (Canguçu, Pátria Livre e Mocambo) se fazem legítimos nesta luta pela conquista da terra e pela socialização dos meios de produção, uma vez que no município ainda existem milhares de famílias sem a terra.

A ocupação da terra improdutiva também é um direito do povo garantido em lei e as famílias carentes e marginalizadas deste município têm todo o direito de se mobilizarem e lutarem pelo seu lugar ao sol e pelo seu pedaço de terra.

Como já dizia o grande cantor popular Rosalvo José, “os portugueses aqui chegaram e invadiram e tomaram as terras dos índios, cabendo a nós agora fazer a ocupação e retomar aquilo que os invasores nos tiraram”.

Por José Ronaldo


Curta e Compartilhe.


Leia Também