Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Militantes do MST ocupam Estação de Experimental da EBDA

Militantes do MST na Estação Experimental da EBDA em Barra do Choça
Militantes do MST na Estação Experimental da EBDA em Barra do Choça

Manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão ocupando desde a última sexta-feira, 05 de abril, a Estação Experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, em Barra do Choça. A área está localizada a 2 km, da Sede do município.

De acordo Wíllian Gama da Direção Regional do MST, este é o mês das mobilizações, ABRIL VERMELHO. Disse, que a ocupação, faz parte da nossa jornada de lutas, “Estamos ocupando esta área, para forçar um processo de negociação das áreas improdutivas que estamos indicando ao INCRA e ao Estado, esta área do Governo e outras áreas improdutivas estarão sendo pautada na mobilização que iniciará neste domingo, 07 de abril, uma marcha de Camaçari a Salvador, para que o INCRA desaproprie e aceite as famílias que estão sem terra aqui no município.

24

Segundo William, o acampamento em Barra do Choça, homenageará o grande líder do movimento Fabio Santos. Fabio, foi    brutalmente assassinado pelo latifúndio em Iguaí, nesta semana. Assim, este acampamento em Barra do Choça,  receberá o nome de Fabio Santos , em memória ao companheiro que  prestou significante serviço à luta pela reforma agrária no País.

CAM01809O Blog do Jorge Amorim, esteve no sábado, 06 de abril, no acampamento conversando com alguns militantes do movimento, naquele momento já havia instalado com seus barracões de lona, uma cinquenta famílias, no entanto, segundo as expectativas do coordenadores é que este número ultrapasse as duzentas famílias. Ao perguntar ao militante Walter Rubens, objetivo da ocupação, ele foi enfático ao afirmar que a ideia é dar oportunidade às pessoas que tem vínculo com a terra, porém na tem a terra para trabalhar, nem produzir. Segundo ele, são pais e mães de famílias que são acostumados a trabalhar a terra, mas para os fazendeiros, e agora chegou a hora, para que eles trabalhem para si mesmos, concluiu.


Curta e Compartilhe.


Leia Também