Blog do Jorge Amorim

BRASIL: Juiz Federal mais Jovem do País tem 25 anos

2 pedro-felipePedro Felipe de Oliveira Santos é o juiz federal mais jovem do Brasil. Aos 25 anos, ele foi aprovado em primeiro lugar no concurso do Tribunal Regional Federal da Primeira Região que oferecia 29 vagas e teve 8,3 mil inscritos, atraídos pelo salário de quase R$ 22 mil.

Biografia – Ele nasceu em Teresina (PI) em 1987. Segundo a Folha Dirigida, é filho único de pais servidores públicos. Numa típica família de classe média, sua história não é de superação da fome, como de tantos outros brasileiros. Porém, sua curta experiência de vida não deixa de ser relevante.

Ele ja foi aprovado em diversos concursos como de técnico do Ministério Público da União, do Tribunal Superior Eleitoral e do Tribunal Regional da 1ª Região, procurador do estado de Alagoas e defensor público do Piauí. Atualmente, exercia o cargo de defensor público da União em Brasília (DF).
Em entrevista à Folha Dirigida, ele deixou um recado aos concurseiros: “O candidato jamais se sentirá integralmente preparado. O conteúdo é vasto. Estuda-se Constitucional, esquecem-se alguns detalhes de Administrativo; volta-se para Administrativo, esquecem-se outros temas essenciais de Direito Penal, e assim por diante. Nunca me senti 100% em nenhuma prova. Não tenho dúvidas de que isso seria humanamente impossível. No meu caso, embora aprovado em primeiro lugar, fico tenso ao me recordar de uma série de conteúdos que ainda considero não ter aprendido a contento, e que certamente serão objeto de profunda revisão até a posse… Reitero: a meta do concurseiro não é gabaritar a prova, mas simplesmente alcançar um conhecimento geral das disciplinas e obter uma boa soma de pontos, que garanta a aprovação. Não devemos ter medo de ‘dar a cara a tapa’. É preciso perder o receio da reprovação, de ser zoado pelos colegas, de decepcionar os familiares ou a si”.


Curta e Compartilhe.


Leia Também