Blog do Jorge Amorim

POÇÕES: Monsenhor Roberto Carvalho participa da Posse de Dr Otto

Monsenhor Roberto, "Que Deus abençoe o povo de Poções e ilumine os eleitos no exigente e necessário caminho da verdade política."
Monsenhor Roberto, “Que Deus abençoe o povo de Poções e ilumine os eleitos no exigente e necessário caminho da verdade política.”

CONFIRA O DISCURSO NA INTEGRA

Excelentíssimo Senhor Dr. Otto Magalhães prefeito eleito, excelentíssimo senhor vice prefeito João Bonfim Cardoso Cerqueira, Excelentíssimos senhores da primeira ordem municipal, excelentíssimos senhores vereadores eleitos, autoridades  civis , militares aqui presentes ou representados, povo de Poções,

Eu Monsenhor Carvalho, representante legal da Paróquia do Divino Espírito Santo, do povo católico, em nome do grupo Bom Pastor, Conselho Pastoral Paroquial, Catequistas, Lideres de Comunidades Urbanas e Rurais , vos desejo êxito nos seus projetos a favor do nosso município de poções e quero assegura-lhes a nossa solidariedade no exercício do poder promovendo o bem comum da população. Saibam que a coligação Construindo uma Nova Historia trouxe grandes anseios e expectativas para o povo do município de Poções é preciso agora fazer acontecer no exercício do poder o que espera o povo sem deixá-lo decepcionado. Fazermos nossas as palavras das Sagradas Escrituras: no livro da sabedoria (cap.1.1) “Amem a justiça, vocês que governam a terra” e rogamos a Deus como o sábio Rei Salomão (sab. 9,3-4) “Concede-lhes a sabedoria para governar o mundo com santidade e justiça, e exercer o julgamento com retidão de alma.”

FONTE: Portal Poções

[slideshow_deploy id=’9908′]

Como cidadãos de um Estado Democrático nos sentimos co-responsáveis, de acordo com a constituição da Republica Federativa  do Brasil de 1988 ( Art.3)

– Construir uma sociedade livre , justa e solidaria

– Garantir o desenvolvimento nacional

– Extinguir a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais

– Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Como cristãos nos sentimos chamados a participar da vida política do município e do país, e viver o mandamento da caridade com real serviço ao próximo, conforme nos diz a Igreja Católica: “A política é uma maneira exigente de viver o compromisso cristão a serviço dos outros”. Só assim seremos “sal da terra” (MT 5, 13) e fermento que leveda toda a massa ( gal. 5,9),  inspira-nos também a Palavra do Papa Bento XVI ao afirmar que a sociedade justa, sonhada por todos, deve ser realizada pela política e que a Igreja não pode e nem deve ficar à margem na luta pela justiça.

Senhores Vereadores; vocês são representantes do povo para exercer o poder Legislativo, a nível municipal, são membros e poder, são agentes políticos como tal são educadores da democracia e o dever de vocês é de transformar os justos anseios da população em leis para serem executadas pelo poder Executivo.  É no mundo da política que se decide sobre a qualidade e a quantidade dos serviços públicos, se determina onde e como deve ser aplicado o dinheiro coletado de toda a sociedade através de impostos, se fazem as leis, que definem os direitos e deveres das pessoas e suas organizações.

O vereador comprometido com as causas e os anseios do povo, sobretudo dos mais pobres é aquele que apresenta com clareza e responsabilidade as propostas de governo para o povo, é aquele que não governa para seus próprios interesses, ou para os interesses apenas de alguns, mas está empenhado em promover o bem comum, o bem de todos.

O comportamento ético dos eleitos se manifesta na defesa da vida desde à sua concepção,das crianças, dos jovens, da família, da educação e da saúde para todos, principalmente dos pobres e marginalizados. São qualidades que não podem faltar num bom político: Honestidade, Competência, Transparência e vontade de servir ao bem comum, comprovados por seu histórico de vida e atuação política anteriores quando for o caso.

Desafios mais próximos: Os problemas mais próximos do povo são, o anseio por uma educação e por uma saúde publica de qualidade para todos, garantir os direitos fundamentais de moradia digna, trabalho, lazer e respeito à ecologia, extinção da pobreza, distribuição justa da renda, ocupação do solo urbano, humanizar o trânsito, cuidar da segurança da população, transparência publica das ações de efetivar uma política social que ajuda a promoção da dignidade humana, planejamento de custo, médio e longo prazo com os agricultores.

Constatamos uma profunda indignação do povo diante da falta de ética na política que agrava a miséria de tantas pessoas. Em meio ao desinteresse de muitos pela política se faz necessário retomar e fortalecer o compromisso social dos cristãos, enquanto cidadãos de acompanhar e fiscalizar o desempenho dos eleitos para o Legislativo e Executivo, que são representantes de um povo.

Atuem com responsabilidade na gestão de uma nova civilização, fundamentada na defesa incondicional da vida, na promoção do desenvolvimento sustentável para tos e não no privilégio de alguns, possibilitando a justiça social e a preservação do planeta.

Que Deus abençoe o povo de Poções e ilumine os eleitos no exigente e necessário caminho da verdade política.

 

Monsenhor Carvalho

Pároco de Poções


Curta e Compartilhe.


Leia Também