Blog do Jorge Amorim

MUNDO: Barack Obama é empossado para o segundo mandato

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi oficialmente empossado na tarde deste domingo (20) para seu segundo mandato em uma pequena cerimônia na Casa Branca. A cerimônia pública será realizada amanhã, mas a Constituição do país exige que o juramento seja feito no dia 20 de janeiro.

O vice-presidente Joe Biden também foi empossado para um segundo mandato, em rápida cerimônia em sua residência oficial, no início da manhã de hoje. Biden também irá repetir o juramento publicamente amanhã.

O juramento foi conduzido pelo presidente da Suprema Corte americana, John Roberts, com a presença da primeira-dama, Michelle Obama, e de suas duas filhas, Sasha e Malia, além de alguns familiares e repórteres. Com a mão sobre a Bíblia, Obama prometeu “preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos”.

Obama foi reeleito no dia 6 de novembro de 2012 com 303 votos dos 538 do colégio eleitoral, derrotando o republicano Mitt Romney. Com o lema de campanha Four More Years! (Mais Quatro Anos!), Obama prometeu que o segundo mandato concluiria a recuperação econômica do país.

*Com informações da BBC


Curta e Compartilhe.


Leia Também