Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Projeto Dia D Atividade Física e Saúde na Terceira Idade movimentou município

O Programa Barra do Choça Alfabetizada (TOPA e PBA) juntamente com a Secretaria Municipal de Educação de Barra do Choça realizaram no último domingo (03) a terceira edição do Projeto Dia D Atividade Física e Saúde na Terceira Idade. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes de Barra do Choça, das 8 às 13 horas, contando com a participação de aproximadamente 350 (trezentos e cinquentas) participantes, entre coordenadores, alfabetizadores, alunos e comunidade. O Dia D Atividade Física e Saúde na Terceira Idade tem como objetivo resgatar o direito do idoso ao bem estar biopsicossocial, utilizando a atividade física como ação estimuladora e promotora de integração, melhorando consequentemente sua qualidade de vida.

Na oportunidade foram realizadas várias atividades como os serviços básicos de saúde, serviços de beleza (corte de cabelo masculino e feminino, escova e manicure), atendimento nutricional e assessoria jurídica. Outra novidade da terceira edição do projeto foi a participação da Academia Nutriforma que desenvolveu atividades, orientações voltadas para a saúde e bem estar do idoso e a apresentação do grupo de “Jump”. O CRAS Centro registrou presença com o Grupo de Capoeira da Terceira Idade que encantou o público presente com a destreza das senhoras capoeiristas.

O projeto teve a presença do Secretário Municipal de Educação, Ricardo Amorim, da Assessora Especial da Reitoria da UESB, a Sr.ª Maria Clícia; da Supervisora Regional do TOPA, Solange Moutinho e da Diretora do SEMAE Edite Cortes.

Para o gestor local do TOPA, Ivanilton Brito, o projeto é de fundamental importância para a promoção de políticas públicas voltadas para a terceira idade no município, bem como para a integração entre os alunos dos programas de alfabetização, da sede e da zona rural. “Entendemos que a educação de idosos está totalmente relacionada com o bem estar e saúde do mesmo, para que os resultados pedagógicos tenham eficácia e sentido”, ressalta o gestor.

Para a realização do projeto foi essencial a participação dos colaboradores e parceiros, destacam-se a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Técnica de Cabeleireiros El-Shaday, a Academia Nutriforma, CRAS Centro e Ouro Verde, Dr. Ezequiel Barberino e o Sr. Eufrásio Lima, bem como os patrocinadores do comércio local e de Vitória da Conquista.


Curta e Compartilhe.


Leia Também