Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Em reunião, Movimento dos Sem Terra, tem suas reivindicações atendidas

 Clima descontraído marcou a reunião entre o Prefeito Oberdam Rocha, Secretários Municipais, vereador Jorge Amorim lideranças do MST;
Gritos de ordem, canções de luta e hasteamento da bandeira vermelha, característica da luta pela reforma agrária. Assim, dezenas de integrantes do Movimento Sem Terra (MST) participaram na manhã desta segunda-feira, 16, da ocupação do prédio da prefeitura de Barra do Choça. O evento fez parte das manifestações da Jornada Estadual em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária. Outras três prefeituras – Iguaí, Itamaraju e Riachão das Neves – também foram ocupadas.
 
Reunião discute pauta de reinvidicações e encerra com acordo entre partes
Por volta das 15h, após uma longa reunião entre representantes do MST e da Administração Municipal, os agricultores deixaram o prédio da Prefeitura. Os participantes do movimento reivindicavam melhorias nas estradas da zona rural, bem como ações nas áreas de saúde e educação. O prefeito Oberdam Rocha reafirmou o compromisso de atender às reivindicações dos manifestantes, elencadas por ordem de prioridade.

Segundo Walter Rubens de Jesus, dirigente regional do MST no Sudoeste, as demandas se baseavam em três áreas principais: dificuldades na área de educação, com reforma, ampliação e construção de escolas; na área da saúde com construção de postos de saúde e assistência médica e na área da produção, com aração de terras para os pequenos agricultores, e também melhorias nas estradas.
 “Na verdade a nossa pauta é muito extensa e a gente sabe que ela não vai ser atendida em cem por cento, mas tivemos grandes avanços no que diz respeito à saúde, educação, estradas e na produção. Então, a nossa avaliação é que foi uma atividade que conseguiu cumprir os nossos objetivos. A gente acredita que foi feliz na nossa mobilização”, conclui.

Descontração marca o fim do movimento na Prefeitura Municipal de Barra do Choça
O prefeito Oberdam Rocha reconheceu que algumas reivindicações dos MST estavam pendentes de resolução. No entanto, ressaltou o compromisso da Administração em garantir o atendimento às solicitações dos assentados. “De um modo geral, nós avaliamos como uma visita oportuna e ao mesmo tempo, acelerou para que possamos atender ao movimento e suas reivindicações que são justas”, disse.
O gestor afirmou, ainda, que sempre manteve um canal de diálogo aberto com o Movimento e que considera justa a manifestação. “Sempre tivemos um bom diálogo [com o MST] e hoje mantivemos da mesma forma esse entendimento e a compreensão para que pudéssemos chegar ao final com esse resultado que satisfez os dois lados, tanto a Administração Pública, quanto aos assentados”, finalizou Oberdam Rocha.
Convidado a participar do movimento, vereador Jorge Amorim (PT), diz está  satisfeito com os resultados.
A ocupação do prédio da Prefeitura Municipal de Barra do Choça na manhã desta segunda-feira, deixou claro um aspecto importante do Movimento Sem Terra. Quando encontram o diálogo e o espaço para apresentar a sua pauta de reivindicações, seus integrantes agem com respeito e de forma pacífica, embora se mantenham firmes nos seus propósitos.
Também presente ao movimento, participando da reunião, o vereador Jorge Amorim afirmou que considera a ocupação um ato legítimo do MST. “Vejo como positiva, uma vez que, em uma conversa anterior, foram estipulados alguns prazos e infelizmente não foram cumpridos. É natural que o Movimento, assim como toda a sociedade organizada, reivindique os seus direitos”, disse.

Com informações do Site da prefeitura Municipal de Barra do Choça


Curta e Compartilhe.


Leia Também