Blog do Jorge Amorim

ESPECIAL – Iniciada a fase final de pavimentação da Estrada Barra do Choça a Barra Nova

Segundo a empresa responsável pela obra, caso o clima permaneça estável, a meta é concluí-la em outubro; na foto, detalhe da rodovia no trecho próximo à Barragem de Água Fria
 Um canteiro de obras movimentado. Assim encontramos o início do trecho da estrada Barra do Choça a Barra Nova em meados de agosto. Um mês depois, as obras seguem um ritmo acelerado devido ao período de estiagem verificado em setembro. Operários trabalhando, máquinas em funcionamento e a expectativa da Ebisa, empresa responsável pela obra, de concluir os trabalhos ainda no mês de outubro próximo.
Essa previsão otimista, feita pelo engenheiro Ricardo Magalhães, gerente da obra, foi baseada no ritmo de trabalho atual, caso não ocorram interrupções por conta das chuvas. Para ele a obra, cuja duração seria de oito meses, já deveria ter sido concluída. Porém, o fator climático teria atrapalhado os serviços. Segundo ele, quando chove, os trabalhos têm de ser interrompidos. “O fator visível e preponderante aqui é a questão climática, pois aqui chove muito mais que o normal, [principalmente] próximo a Barra Nova”, disse.
A etapa mais prejudicada – informou o engenheiro – foi a de terraplanagem, na qual a chuva e a umidade paralisam a obra por mais tempo. “Após a chuva, o terreno fica encharcado, e a gente tem que esperar dias e, às vezes, uma semana para retomar os trabalhos”, afirmou. Ainda segundo o engenheiro da Ebisa, cerca de 80% das obras já foram concluídas.
Avenida – uma etapa da obra está chamando a atenção da população. É a Avenida Francisco Amorim, no início da estrada, logo na saída da cidade. Este trecho da pista foi construído com 12 metros de largura e será, futuramente, divido em duas pistas de 5,5 metros, com um canteiro central de um metro. Este trecho da via deverá receber serviços de paisagismo e arborização, dotando-o de um aspecto urbano diferenciado.

Maiores informações: http://www.barradochoca.ba.gov.br/

Curta e Compartilhe.


Leia Também