Blog do Jorge Amorim

Seminário discute Cultura de Eucaliptos: reflorestamento ou monocultura?

Aconteceu no ontem, sábado 27 de agosto, no Auditório da Agência Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Renda – ADTR , em Vitória da Conquista, o 1º Seminário Temático do Curso de Formação Juristas Leigos: “Cultura de eucalipto- monocultura intensiva ou reflorestamento? Impacto sócio-econômicos e ambientais de sua expansão desregulada. O evento foi promovido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, no âmbito do Projeto Balcão de Direitos/Curso de Formação de Juristas Leigos, com as parcerias dos movimentos campesinos, CEPEDES, CPT, Fundação Padre José Koopmans, pastorais sociais, CEB’s representantes de organizações ambientais, instituições públicas, dentre outros.
Um dos idealizadores do Seminário Professor Marcelo Novais, justamente com Regina Dantas deram as boas vindas aos presentes, explicou os objetivos do seminário, e em seguida procedeu a apresentação daqueles que iriam contribuir com suas palestras no evento. Participaram a Ambientalista Ivonete, representante da CEPEDES – Centro de Educação e Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável; João Luis, Fundação Padre Josè Koopmans, Professor e mestre do IFBA Jackson Tavares e do Professor e mestre Adivaldo  também do IFBA; e o professor Marcelo Novais, da Universidade do sudoeste da Bahia – UESB.
Ali os palestrantes do 1º Seminário Temático do Curso de Formação Juristas Leigo, demonstraram conhecimento e convicção em suas defesas, levando aos presentes novas informações e estudos até então desconhecidos do grande público acerca dos malefícios causados pela implantação do monocultivo do Eucalipto.  Estas informações serão importantes para os presentes, pois possibilitarão conhecimento e embasamento para nortear uma nova discussão nas comunidades, na sua cidade, e na região sudoeste.
Também participaram do seminário os Vereadores do Partido Verde Jorge Amorim e Beto Gonçalves de Barra do Choça  e de Vitória da Conquista, ambos reafirmaram as suas posições quanto a necessidade de se criar mecanismos que coíbam a plantio desenfreado desta cultura. Já o vereador Jorge Amorim, disse que o Projeto de Lei de Iniciativa Popular que está sendo elaborado em Barra do Choça contra o plantio do Eucalipto, está sendo aguardado com muitas expectativas pois a população, principalmente a rural estão apavoradas com o “Boato”, que grandes fazendeiros pretendem mudar da atividade, Pecuária para e o plantio do eucaliptal.

Curta e Compartilhe.


Leia Também