Blog do Jorge Amorim

Para quem vão os votos de Marina?

Com o fim do 1º turno, os resultados apontam segundo turno entre Dilma Roussef (PT), que teve 46,91% dos votos, e José Serra (PSDB), que teve 32,61% dos votos. Marina Silva (PV), com 19,33% dos votos válidos, ficou em terceiro lugar, mas fez festa de vencedora. O resultado surpreendente e não previsto pelas pesquisas, que apontavam uma subida da candidata, mas colocando-a com no máximo 17% das intenções, fez com que Marina se tornasse a fiel da segundo turno, pois seu eleitorado vai ser decisivo para quem quiser se tornar presidente.

Marina Silva, logo após saber do resultado final das eleições, defendeu a realização de uma plenária de seu partido para decidir se vão apoiar alguém e quem será apoiado. O Partido Verde marcou posição como oposição a Dilma e a Lula, mas nos seus quadros há tanto governistas -Gilberto Gil, Juca de Oliveira- quanto oposicionistas -Fernando Gabeira.

A candidata do Partido Verde vinha crescendo em cima do eleitorado com maior nível educacional de Dilma Roussef, provavelmente, espantado pelas constantes denúncias de corrupção envolvendo pessoas próximas da candidata petista. José Serra, no entanto, pode ser visto como muito à direita por parte do eleitorado de Marina, o que reforça ainda mais a dúvida sobre para onde poderiam ir os cerca de 20 milhões de votos da candidata verde.
Na sua opinião, para quem vão os votos de Marina Silva?

Curta e Compartilhe.


Leia Também